Performance


Galeria Mezanino


2015


Photos Marina Nacamuli

Pintura Gestual

Gestural painting


Sangue sobre papel de algodão

Blood over cotton paper


210 x 200 cm 

Em Aupaba, Tathy usa as suas últimas sete menstruações para imprimir, em uma arena de papel de algodão, a memória da ação, decorrente do movimento das gotas de sangue na superfície da pele.

A ação foi realizada em julho de 2015, na primeira edição do festival de performances Movimenta da Galeria Mezanino, em São Paulo.

Durante duas horas e meia, com a ajuda de um conta gotas, a artista provoca pequenas variações de velocidade, ritmo e tensão dos movimentos, sempre guiados pelo mover do próprio sangue sobre o corpo.

Um dos seus principais interesses é a ligação do feminino às ações ritualísticas que carregam o uso de elementos naturais como ervas, minérios, fluídos corporais, cabelo, etc. A finalidade da artista é trazer ao campo de sua poética parte da representação das mudanças que ocorrem no estado físico e sutil durante as rito- performances.

O termo Aupaba significa terra de origem e faz menção ao ato de voltar à terra, à simplicidade dela. O sangue escorrendo para o solo pode significar a fertilização do mesmo, o enraizamento e a tentativa de obter de volta da terra tudo aquilo que nela está depositando, ou mesmo a renovação do poder criativo.

Outro trabalho, no qual a artista utiliza a matéria prima viva, é Meu Nome Não É Linda, tira de fotos onde o vermelho da boca se confunde com o da vagina, expressando o desejo de dar voz ao órgão genital feminino.Além disso, o trabalho com o micro movimento é seu foco de estudo desde 2012 quando começou a se autorretratar, criando séries fotográficas que se desdobraram também no campo da performance. 

In Aupaba, Tathy uses her last seven periods to print, in an arena of cotton paper, the memory of the action resulting from the movement of the drops of blood on the surface of the skin.

The action was conducted in July 2015, the first edition of the performance festival Movimenta at Galeria Mezanino in São Paulo.

For two and a half hours, with the help of a dropper, the artist reaches small variations in the speed, rhythm and tension of the movements, always guided by the movement of her own blood against the body.

One of the major points of interests is the connection of the feminine to ritualistic actions that include the use of natural elements such as herbs, minerals, body fluids, hair etc. The artist's intention is to bring part of the representation of the changes that occur to the physical and subtle states during the rite/performances to the field of her poetics.

The term Aupaba means land of origin and relates tho the acct of returning to the earth, to its simplicity. The blood flowing to the ground signifies its fertilization, taking root and trying to get back from the earth everything that has been deposited in it, or even the renewal of creative power.

Another work in which the artist uses living raw materials is My Name Is Not Sweetheart, a set of photos where the red of the mouth is intertwined with that of the vagina, expressing the desire to give a voice to the female genital organ.Furthermore, work with the micro-motion has been her focus of study since 2012 when she began to take self-portraits, creating a photographic series that also expands into the field of performance.

Using Format